Links

Início » Pesquisa

Pesquisa

 Selecione acima uma das linhas de pesquisa no Menu: Pesquisa.

O LAPSA realiza:

Levantamentos Topográficos: Utilização de equipamento GPS (sistema de posicionamento global),  efetuando levantamentos topográficos em geleiras (ex: Geleira Wanda, iniciado em 2007, e avançando para outras geleiras vizinhas).  Os pontos são levantados a partir da tecnologia NAVSTAR/GPS topográfico, utilizando-se o método de posicionamento relativo para a obtenção de boa precisão posicional. Em seguida são gerados produtos cartográficos.

Espessura do Gelo e Topografia Subglacial: Uso de GPR para aquisição de informações sobre a espessura, estrutura e dinâmica de geleiras.

Revisão das Estacas de Dinâmica: Localização e revisão das estacas de dinâmica (elaboradas em alumínio) instaladas nas geleiras, além da coleta de coordenadas geográficas a partir de aparelhos GPS topográficos e métodos de ajustamento por posicionamento relativo. Com isso, é possível obter o deslocamento da geleira ao longo do tempo.

Migração da Frente de Geleira: Monitoramento das frentes das geleiras a partir de GPS topográfico e posicionamento relativo. Pontos igualmente espaçados, contornando a frente da geleira, são rastreados, reconstruindo a posição da frente da geleira em determinada época. Imagens de satélite também são utilizadas para registro de migração das frentes em escalas de tempo maiores.

Medição da vazão de canais de degelo: Instalação de estações de medição de vazão em canais de degelo próximos a parte frontal das geleiras. Análise da concentração de material em suspensão em canais de degelo subglaciais. Os dados gerados podem ser correlacionados com o regime de precipitação local.

Caracterização Geomorfológica: Análise e interpretação das feições que marcam antigas margens das geleiras, como morainas, canais marginais de fusão, canais de degelo, com o objetivo de reconstruir as flutuações das geleiras. Além disso, são mapeadas e georeferenciadas em GIS (Geographic Information System) as feições glaciais a fim de se identificar as constrições sobre o antigo volume do gelo.

Coleta de sedimentos: Coleta de amostras de sedimentos em pontos pré-selecionados, em transectos paralelos e transversais ao fluxo do gelo. A classificação dos sedimentos é efetuada posteriormente em laboratório e por meio de equipamentos multi-sensores (MSCL). A descrição dos sedimentos e depósitos  permite a análise da história de transporte e deposição, geometria e sua posição em relação às feições adjacentes. A partir dos resultados são elaborados de mapas conjuntos geológicos e geomorfológicos. Dessa forma,  são propostos modelos explicativos para a origem e dinâmica do ambiente e seu processo de deglaciação.

Análises Laboratoriais: Análises para granulometria, datações isotópicas, caracterização de parâmetros físicos e geoquímicos, descrição geológica e georeferenciamento dos dados.

Levantamentos Geofísicos: Aquisição, processamento e interpretação de dados sísmicos de alta-resolução (3,5 kHz), batimetria multibeam, gravimetria e magnetometria para caracterização dos ambientes glaciomarinhos. Reduzindo a necessidade de extensiva testemunhagem geológica, proporcionando uma ampla compreensão da evolução geológica na região e permitindo a amarração com os dados dos sedimentos coletados. Sendo possível estabelecer paramêtros para prediçoes de mudanças ambientais e modelos climáticos. 

Localização e contato

UFF - Instituto de Geociências
Depto de Geografia
Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/n
Campus da Praia Vermelha
Boa Viagem - Niterói/RJ
CEP: 24210-346

Telefone:
+55 (21) 2629-5951

LAPSA/UFF - FACEBOOK

email - rosemaryvieira@id.uff.br

Fomento

Eventos

 - Symposium CRYOSPHERE 2021, International Symposium on Ice, Snow and Water in a Warming World. 27 September–1 October​ 2021.

 

Laguage >>
Skip to content