Links

Início » Expedições » Expedição Criosfera (2011-2012)

Geleira Union (2011-2012)

Os trabalhos realizados na geleira Union fizeram parte da Expedição Criosfera, organizada pelo INCT-Criosfera e coordenada pelo Centro Polar e Climático (UFRGS).

Participaram dessa expedição pesquisadores dos laboratórios que compõem o INCT-Criosfera e do Instituto Antártico Chileno.

Na região da geleira Union, localizada nas montanhas Ellsworth foram investigadas as formas glacialmente modificadas e os processos nelas atuantes e relacionados à dinâmica do manto de gelo da Antártica Ocidental.

Foram identificados cordões morâinicos e depósitos subglaciais na geleira Union e nos vales glaciais confluentes.
Foram coletadas amostras nos depósitos morâinicos das seguintes áreas:

a) Geleira Union – 79°45.666’S / 83º15.895’W 
b) Rossmann Cove – 79°47.849’S / 82º53.536’W
c) Connell Canyon – 79°49.238’S / 83º06.402’W
d) Elephant Head  – 79°49.298’S / 83º20.426’W
e) Mount Edson –  
f) Mount Dolence – 79°49.313’ S / 83º11.811’ W –  (Figs. 11-13)

Foram coletados aproximadamente 50 kg de amostras de sedimentos das morainas e de depósitos subglaciais (em profundidades entre 10 e 30 cm) para análise morfométrica (> 2mm) na Universidade Federal Fluminense e para datação (< 1mm) na Universidade do Indiana at Purdue.

Cerca de 80 amostras de sedimentos foram acondicionadas em tubos Falcon e mantidas em baixa temperatura (-15ºC) para análise de pCO na Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foram realizadas observações e mensurações de: (1) feições erosivas (diversas escalas) para a sua classificação e análise (processo, morfologia, dimensão linear); (2) feições deposicionais, em especial, identificação e classificação dos diversos tipos de morainas e sua distinção de outros depósitos de origem subglacial, para reconstrução de parâmetros atuantes nos processos basais e na dinâmica das geleiras.

Todos os pontos de amostragem e de identificação de feições erosivas e deposicionais foram registrados com GPS, para posterior elaboração de um mapeamento glaciológico e geomorfológico da área, em conjunto com a equipe de Sensoriamento Remoto.
Imagens ASTER (2007), LANDSAT ETM (2010) e COSMO (2011) foram empregadas para a localização e identificação das áreas de amostragem e de feições durante os trabalhos de campo.

Uma vez que não foram identificadas nas proximidades as feições anteriormente mencionadas (morainas de gelo azul e geleiras de rocha), não foram utilizados o drill mecânico e o GPR. No entanto, o GPR foi aplicado em outras áreas, durante os trabalhos realizados pela equipe de Sensoriamento Remoto, o que produzirá resultados que serão utilizados nos estudos de geomorfologia glacial.

Foram identificadas junto com o Dr. Chris Fogwill (University of New Wales – Austrália) e Tim Hewette (Antarctic Logistic Expeditions) duas novas áreas de morainas de gelo azul: (1) Schanz Glacier/Drake Icefall e (2) Plummer Glacier (Horseshoe Valley), o que demanda deslocamento por zonas com fendas (área 1) e a implantação de um acampamento avançado (área 2).

Feições periglaciais do tipo geleira de rocha foram identificadas por meio da imagem COSMO no interior do Connell Canyon. Contudo, o acesso a essa área demandaria mais tempo, para verificação de uma rota segura, e de pelo menos, três guias, para uma maior segurança.

Localização e contato

UFF - Instituto de Geociências
Depto de Geografia
Av. Gal. Milton Tavares de Souza, s/n
Campus da Praia Vermelha
Boa Viagem - Niterói/RJ
CEP: 24210-346

Telefone:
+55 (21) 2629-5951

LAPSA/UFF - FACEBOOK

email - rosemaryvieira@id.uff.br

Fomento

Eventos

 - Symposium CRYOSPHERE 2021, International Symposium on Ice, Snow and Water in a Warming World. 27 September–1 October​ 2021.

 

Laguage >>
Skip to content